domingo, 18 de janeiro de 2009

Camarão na Muranga

Às vezes sinto que algumas pessoas não entendem a minha devoção pelo domingo em família. É perfeitamente compreensível, visto que cada qual tem sua história de vida e sua base familiar. E é por isso que eu gosto tanto de discursar sobre a família Gesteira-Buscapé, é assunto que não acaba mais!
Hoje foi um domingo regado à camarão na moranga na casa do primo (rs). Como sempre, todos são avisados, chegam na hora do almoço, espera-se que as mulheres se reúnam na sala pra relembrar casos, alfinetar umas às outras...ou seja, uma sacanagem só!rs...(eu, imagina...nem sacaneio todo mundo...as pessoas se sacaneiam, pois nada posso fazer se elas dão o mole de serem caricatas e merecerem minhas imitações...hehe). Enquanto isso os homens jogam buraco...se a pressa for muita, jogam sueca. Aguardo ansiosamente o dia em que eles vão se render ao truco ou ao mau-mau pra eu poder penetrar no universo deles!hehe...
Contudo...os domingos já não são os mesmos. Falta uma parte crucial da história, a base de tudo: o patriarca da família que já não está entre nós, que num dia como hoje deixa sua memória em cada detalhe, de cada hora que passamos...Ninguém me acordou às 7h da manhã pra perguntar onde ia ser o almoço...ninguém chegou na casa já puxando o baralho e induzindo todo mundo à jogatina...rs, ninguém disse que quem chegasse tarde ia “levar bolada”, e no caso de hoje seria por ele mesmo, já que adorava camarão...ninguém ficou com cara de poucos amigos por causa do calor, até se juntar às crianças tomando banho de borracha...ninguém disse que eu sou a maioral por conseguir simplesmente ganhar dele no jogo de damas...niguém me deu um conselho com a estrutura “faz isso, boba”, rs, enfim, nada mais daquele jeito de atender o telefone, que todo mundo tenta imitar mas é exclusivo, nada mais de “tá brincando??” e “é pra lião”...Minha avó contou sobre a tristeza que bate nela ao ver a casa vazia, ao acordar e não ter que dar os remédios a ele, e tudo o mais...mas disse que não abre mão de ficar naquela casa que ela desejou tanto e que ele deu a ela, com tanto amor e dedicação...Não sei se consegui disfarçar as lágrimas que insistiram em percorrer meu rosto nessa hora, eu acho que minha avó percebeu. Eu quis o colo dela nessa hora, por que desde criança é o que me cura de absolutamente qualquer coisa. O que salva é que a família tem uma base forte...que ele plantou e jamais deixará de existir! Então esse camarão na moranga que foi o que ele sugeriu que fizéssemos pro almoço, dias antes de nos deixar...se transformou em mais um dia especial pra nós...

Agora enxugo minhas lágrimas para falar de outras coisas boas. Vejo ali um futuro especial. Vejo André que é um cara que tem sucesso nos investimentos dele, o casamento, a casa...e fico felicíssima, pois ele merece isso e muito mais. Vejo Davi que conserva o mesmo palhaço de sempre, que não se irrita com nada. Pergunto por Paulinha que está fazendo prova, indo trabalhar, correndo atrás, e sinto falta do “amiiiga”, rsrs. Vejo que eles ainda são os irmãos que eu não tive, mas que na verdade, eu tive. Vejo que em pouco tempo daremos bisnetos aos nossos queridos avós (ah, parêntese só pra não abandonar a essência básica do meu blog: como assim “daremos”?não sei se posso me incluir nessa, a coisa tá feia pro meu lado...hehe). E enquanto isso não acontece, eu me apaixono por duas criaturinhas recém chegadas a este mundo, que acho que caíram na família do céu mesmo...
Cauã já chega arrancando sorrisos de todos. Pâmela chega tímida, orgulhosa com seus óculos escuros, parece já revelar a “moçoila” cheia de classe que vai ser daqui a uns anos. Ele passa direto. Até um agarrar ele, e ele começar a passar de mão em mão igual almofada. Eu tô na minha, até que ouço...”Chanaííína...”. Meu...não dá pra resistir!rsrs...Acabei de devorar uns 500 g de camarão, está um sol desgraçado, mas lá estou eu, em questão de segundos. Correndo no sol, jogando futebol com 4 bolas babadas pelo cachorro, puxando carrinhos e trocando de chinelo com ele (sério...o que eles fazem pra deixar a gente assim tão patéticos??). Aí alguém tem a brilhante idéia de colocar ele pra tomar banho de balde...muito bem, dei umas saidinhas discretas enquanto ele mandava eu comer uma torta de chocolate imaginária na mãe dele falando que tava boa. Céus, é muita imaginação!rsrs
Quando o sono vem, eu aproveito pra fazer um treinamento intensivo: dar banho, colocar pra fazer xixi, mas antes entender que ele quer isso, dar mamadeira, antes entender, mais uma vez, que ele quer isso...rsrs...ver o sono batendo, colocar ele no colo e começar a cantar “Se eu fosse peixinho, e soubesse nadar...jogava...(fulano) no fundo do mar!” Bom, ele só dormiu depois que jogou todo mundo que ele conhecia no fundo do mar...rsrs, mas na boa...não tem preço...ver a felicidade com coisas extremamente simples nos olhos doces de uma criança...colocar ele no colo e deixar-se contagiar pelo carinho que emana naturalmente de mim e ver que ele sente...ver ele adormecer e não me largar quando eu tento sair...ia fechar o dia levando eles pra ver Madagascar 2, mas não rolou...Ainda vou fazer isso!
Assim o domingo termina. Com as lembranças do dia que me remeteram à lembranças boas, que me matam de saudades e doem, mas que são a minha base mais forte. Aproveito o encejo para dizer à vocês que valorizem esses momentos simples da vida, e as pessoas que deles participam. Aliás, valorizem todas as coisas simples da vida, pois são “o refúgio de um espírito complexo”.

5 comentários:

  1. Legal isso de família... Sinto uma falta absurda de sentir algo parecido. Acho que a vida seria bem mais tranqüila se tivéssemos mais contato com essas tais "coisas simples"... Enfim, deixo aqui minha enorme alegria em saber que os valores familiares permanecem, e que a sociedade individualista não contaminou a todos. Beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu não sabia dessa sua facilidade em escrever coisas engraçadas...
    Muito legal e confesso q chorei tb na parte mais triste dessa história, da nossa história em familia. Eu queria muito ter estado com vcs, mas a nossa alegria, felizmente, nao acontece em casos especiais. Sempre q nos reunimos é dessa forma.
    Eu comi o camarão e tava muito gostoso...rsrss
    Eu me ferrei em matematica e nao passei na prova!rsrs

    Entao é isso, ate o proximo domingo!!

    Chanaíína

    ResponderExcluir
  3. PENA QUE EU NÃO PUDE COMPARECER.
    MAS SINTO MUITA FALTA DESSAS COISAS. AINDA MAIS QUE ESTOU LONGE DE TODOS. QUERIA PODER ESTAR PRESENTE SEMPRE.
    ISSO NÃO ACONTECE MAS TENHO VCS NO CORAÇÃO O TEMPO TODO: CARINHO, AMOR E PREOCUPAÇÕES
    ******************************************
    PS.: VAMOS TENTAR INTRODUZIR U "MICO-PRETO" COMO O JOGO OFICIAL DO DOMINGO? RSRS
    BJUS

    ResponderExcluir
  4. postei como cabritos de mochila, mas fui eu cíntia, tá
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Amigaaa!!! Confesso que me emocionei com o texto, me fez lembrar de coisas boas e outras não tão boas... mas coisas da vida!!! Vida essa que continuamos vivendo...rs Mas esse é o lance de escrever... conseguir trazer a tona esses tipo de sentimento nos leitores!!! Você consegue isso amigaaaaaa!!!!

    ResponderExcluir