sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Câncer do Colo do Útero: Previnam-se!




Pessoas queridas...sei que até hoje a maioria das coisas que eu postei falam sobre alguns dissabores da vida, especialmente para nós mulheres. Mas nenhum desses obstáculos é tão sério e impactante quanto um abalo na nossa saúde, e por isso decidi postar sobre um assunto sobre o qual todas as mulheres (e os homens que amam as mulheres das suas vidas!) devem ter conhecimento: o câncer do colo do útero. Vejam abaixo algumas informações úteis, fiquem por dentro e sigam a palavra de ordem: prevenção!



O que é HPV? É a sigla do Papilomavírus Humano. Há mais de 100 tipos diferentes, mas alguns são causadores do câncer do colo do útero: os principais são os HPVs 16, 18, 31 e 45 , que causam 80% dos casos de câncer e no Brasil são 19 mil casos por ano.

Câncer do Colo do Útero: afeta 500 mil mulheres/ano e mata 250 mil. É possível curar se detectado no início, mas grande parte das mulheres só descobre em estágio avançado, porque não faz exames regulares no ginecologista. Mulheres, previnam-se!

Transmissão: por contato direto pele a pele.

Prevenção:
1. Exame Papanicolaou (anual ou semestralmente). Em alguns casos o médico pode pedir uma colposcopia, exame que permite visualizar lesões mínimas que podem evoluir para tumor;
2. Contato Sexual é a forma de contágio. Usar preservativo ajuda muito, mas não garante 100% de proteção contra o HPV, pois mesmo sem penetração, pode haver contágio pelo contato com a pele. Camisinha: fundamental para proteção contra várias doenças sexualmente transmissíveis (DST) e contraceptivo eficaz.
3. Vacina. Já existe a vacina contra o HPV!
Atenção: a vacina não exclui a necessidade de exames ginecológicos periódicos, ao menos 1 vez ao ano.




Veja mais informações em Evite o Câncer.


Perguntas e Respostas sobre HPV:
Quiz

Onde se Vacinar? Veja aqui

Quer aderir à campanha? baixe aqui e-cards e walpapers!

















































4 comentários:

  1. VC ODIA PROMOVER UMA BLOGAGEM COLETIVA SOBRE O TEMA
    É BEM INTERESSANTE
    FAZ O SELINHO E CONVIDA OS BLOGUEIROS CONHECIDOS, QUE CONVIDAM E CONVIDAM...

    ResponderExcluir
  2. Amei essa forma de divulgar a prevenção, lindona!!! Congratulations!!!

    ResponderExcluir
  3. hola! Eu realmente gostei deste blog

    ResponderExcluir