sábado, 17 de janeiro de 2009

A difícil arte de se apaixonar

Inicialmente gostaria de colocar alguns esclarecimentos, para que não pareça mais um texto com opinião tendenciosa de mulher frustrada e mal amada (quiçá “não amada”, se aplica mais ao caso, mas ok, vamos deixar isso claro para que as pessoas possam ler sem acham que tem muitos viéses...). Esse é um texto meramente descritivo, onde decidi juntar várias colocações e teorias, fatos, enfim, tudo o que eu observo as pessoas dizerem a respeito da difícil missão de ter um relacionamento saudável. Não é um texto de protesto, nem um desabafo desesperado. Ah, e principalmente, para que conste nos autos: não é nenhuma indireta pra alguém!

Se apaixonar é uma arte. Se alguém duvida disso, é por que nunca se apaixonou, ou mesmo por que se frustrou tanto que decidiu ignorar essa parte da vida. Esse não é artista, ou o talento está ainda obscuro. A paixão é muito mais do que aquele sentimento que as pessoas descrevem utopicamente como algo que tira o sono, a fome, o ar, a atenção e a razão das pessoas. Besteira. Visão muito limitada da situação. Para se apaixonar de fato é necessário vencer coisas que estão dentro de si mesmo, e ainda por cima “atropelar” o externo, pois é o que mais conspira contra. As barreiras que a sociedade impõe são capazes de vencer sim um sentimento forte.
Nossa...péssimo! Não me orgulhei de escrever essa frase, que além de suuuper clichê, é uma ótima desculpa pra quem gosta de cometer uns pecadinhos de estimação e colocar a culpa na convenção social, pois não é a pessoa que comete o excesso, é a sociedade que impõe limites muito estreitos, e é claro, hipócritas. Mas vá lá, para as explicações posteriores, tá valendo.
Você chega no seu primeiro dia na escola nova, 5ª série do ensino médio, usando aparelho, tranças e óculos, enfim, super graciosa. Não bastasse a sociopatia que te dá dor de barriga ao fazer contato com as pessoas novas, você vai pro recreio e vê aquele Deus grego da 8ª série jogando basquete. Isso torna os seus dias no colégio caóticos. Você não sabe qual a combinação de vogais que gera uma forma de cumprimentá-lo. Culpa de quem? Paixão! E essa é a primeira de muitas, a mais platônica de todas, mas também a mais inocente e inesquecível. Mas nada de concreto precisa acontecer, você só quer sentir aquelas coisas muito loucas que passam com você quando ele está por perto, quando você vê aquela foto dele que a sua melhor amiga pede pra tirar, na maior caraça de pau, com ele fazendo pose e tudo.
Você está no 1° período da faculdade. Acontecem mais coisas por segundo que voc já viveu nos seus 18 anos de vida. Não poderia deixar de acontecer o quê? Uma grande paixão! Ele é incrível...veterano, popular, super álcool resistente, quebra cocos com a cabeça e é fã de caverna do dragão. Além do mais, é lindo, alto e musculoso. Irresistível, né? Claro que você se apaixonou! E ele precisa ser seu namorado com urgência!
Você conseguiu seu primeiro estágio. Agora mais madura, mais bonita, mais ciente das coisas da vida (no meu caso mais gorda também, e isso lêia-se um aumento exponencial anual). Não sabe como pôde se apaixonar pelos dois últimos boçais, e ri, de si mesma, e é claro, deles. O grande lance do momento é que você descobriu que o homem da sua vida é aquele analista da informática. O seu subconsciente já programou o seu interesse por uma pessoa com a situação mais estável que a sua, mas não muito acima, perfis profissionais opostos pra rolar uma troca boa, e é claro, um porém. TEM que ter um porém, sabe por quê? Por que além de tudo de mais complexo que você se tornou ao longo desses anos, você curte uma coisa chamada desafio. Se vier de bandeja, especialmente em se tratando de amor, você não gosta e/ou desconfia. Mas não importa. Esse cara PRECISA ser o homem da sua vida. Pronto. A partir daí, a merda está feita. Por que toda história que se pareça o mínimo com um filme de sessão da tarde rende uma expectativa de que aquela seja a pessoa da sua vida.

Qual o objetivo desses exemplos? Perceber como evolui o pensamento em relação à isso. Na maturidade se apaixonar é uma arte, pois exige um talento incrível de driblar todos os questionamentos que surgem na cabeça, fruto de anos e anos de experiências boas e ruins. Se na descoberta do amor o sentimento se basta, mais adiante ele tem que ser praticado, e com intensidade. Com as inúmeras práticas vem a necessidade de se conter e ser cauteloso, não é permitido se entregar. As pessoas ficam tomadas por uma prioridades insensatas, como o orgulho, a necessidade de autoafirmação, a busca desmedida pelo prazer, o preconceito, o medo de se prender, e enfim, tudo o que esteja relacionado com a zona de conforto do indivíduo. As pessoas começam a extrapolar o óbvio, duvidar daquilo que está nítido aos olhos, sabe Deus pra quê, eu continuo votando que é pra gerar emoção. Com emoção é muito mais divertido, pra que seguir o caminho mais racional da coisa? Vejam inúmeras situações escrotas (todas estão, aliás, descritas no texto anterior “Auto-análise”) que têm significdos óbvios. As pessoas distorcem os fatos e conseguem sofrer com eles, antes e depois de sucederem, diga-se de passagem.
Mas nada disso é por mal. Convenciona-se que as mulheres o fazem por otarice (minha experiência de vida me torna suficientemente qualificada para criar um substantivo relativo à otário), e os homens, por malandragem. Será? (tá vendo como o ser humano distorce e duvida de coisas óbvias?rsrs)

E aí, meus caros...começa uma sucessão de coisas que só contribuem pra eu construir muuuitos castelos imaginários (numa linha de produção praticamente, dá pra superar Jacarepaguá com os condomínios)....Castelo surgiu de uma piada interna que eu e minhas amigas (todas na mesmíssima situação) da faculdade fizemos, sobre a capacidade que nós temos de transformar qualquer historinha de ponto de ônibus em conto de fadas, que necessariamente tem que ter, um puta castelo onde pessoas serão felizes para sempre. E aí a cada investida rola a construção de um novo castelo. Devo dizer que superei Walt Disney nos últimos 2 anos.
Ocorre que quando chegamos nesse estágio, acontece de tudo. Quer ver como começam as construções de castelos a partir dos exemplos que citei lá em cima?
Aí a criatura já está madura. Uma mulher linda, independente, bem sucedida, divertida, super descolada. Agora que já tem um diplomazinho nas mãos, e um emprego satisfatório, rola começar a busca pelo homem da sua vida. Você domina completamente os seus sentimentos, está pronta pra isso. Até que...
Sabe o rapazinho que jogava basquete na 8ª série? Então...ele reapareceu, virou atleta profissional e está mais gato que nunca. Ele poderia ter todas as mulheres do mundo, mas quer você, de quem ele foi o primeiro amor. Meu DEEEUS, mas é um prato cheio pra virar conto de fadas. Até você descobrir que o cara ia jogar no exterior, onde tem uma noiva e 2 filhos com uma ex mulher, além da amante. O castelo foi construído pela empresa do Sérgio Naya, fato.
Ok, você se recompôs depois de muita sessões de chocolate+sorvetes+Celine Dion. Pronta pra outra. Só espera não ser outra assim. Tolinha...
Você vai fazer auditoria em uma grande multinacional de produtos químicos, e quem é o responsável técnico da parada? Sim, o boçal quebrador de cocos com síndrome de Eric, da época da faculdade. Cacete!! Ele surpreendentemente amadureceu, bebe com moderação, é super responsável , abandonou os cocos, e o Eric...bem, esse continua presente, mas só em miniaturas. E claro, está ainda mais gato!! E te convidou pra almoçar! Você conseguiu perceber um brilho no olhar dele enquanto te via! Na verdade, você viu a cena toda se passar em slow motion, logo antes de se ver subindo no altar e dando entrevista pro Globo Repórter fazer um programa sobre casais extremanente bem sucedidos que conseguem conciliar o sucesso estupendo dos dois! Pronto, querida, mais um castelo. Mas esse quem construiu foi a Kibon, não chegava a ser de areia, mas os palitinhos não resistiram aos ventos de sumiço do cara. “Surtado”, é a mínimo que você pensa. Na semana passada eu era a mulher da vida dele. Agora ele sumiu, absolutamente. Não tem explicação, minha filha. Possivelmente ela virá quando você atingir o próximo estágio.

Enfim, o fato é que EUZINHA aqui estou naquele último estágio apresentado. Paixãozinha é o cacete, namoradinho de 3 meses nem fudendo, eu quero mesmo é encontrar O CARA. Não, eu não cheguei à essa brilhante conclusão sozinha, a minha terapeuta dise isso pra mim, com essas palavras, depois de eu ter termindo de contar os acontecimentos amorosos daquela ultima semana (movimentadíssima, e produtividade 0%). E ela me convenceu. E eu não acho que O CARA seja inatingível...Não deve ser muito difícil ser inteligente, divertido, gentil, gostar de crianças, ser fiel e bem resolvido! Ahn...ok, é inatingível! hahahaha...Vamos flexibilizar em alguns aspectos pra aumentar as chances...
Mas mais que flexibilizar, vamos fortalecer a base dos castelos. Fica muito difícil o castelo vingar se você mesmo não acredta nele. Vamos construí-los mais lentamente, sem pressa de que fiquem prontos, nem com a pretensão de que fiquem perfeitos. Castelo bom é aquele que está sempre em construção e aperfeiçoamento. Não precisa achar que a pessoa perfeita tem como obrigação corresponder às suas expectativas, mas abra os olhos e o coração pra perceber que existe uma pessoa que talvez não seja assim tão perfeita, mas que quer o mesmo que você! O castelo pode – e deve!- ser construído pelos moradores, e pra isso, é preciso que ambos o desejem fortemente.
A teoria é super bonita. Eu sigo achando que não sou uma artista. Não tenho talento pra me apaixonar, de fato. Talvez me sobre talento pra enxergar o que não existe, ou pra fazer escolhas mal feitas (tipo, muuuitas). E não é que me falte talento pra enxergar o que de fato é o meu castelo...talvez eu esteja ganhando a formação necessária para quando chegar a hora de construir o meu, nós dois estejamos preparados.
E que isso ocorra antes dos 30, pelamordedeus!!! Não vou suportar usar cremes anti-sinais sem ter ninguém pra me zuar por isso...

7 comentários:

  1. Você conseguiu traduzir dilemas cotidianos, e isso realmente surpreende! Quando você acha que já viveu todas essas fases, vem a tacada final, e a gente fica sem chão, sem teto, sem parede... Enfim, só você, amiga, consegue transmitir com tanta clareza a "Indecifrável Arte de se Otarizar, ops, Apaixonar"

    ResponderExcluir
  2. PENSE DA SEGUINTE FORMA: NOS APAIXONAMOS O TEMPO TODO POR VARIAS COISAS NA VIDA. PODE SER POR UM EMPREGO, UMA ATIVIDADE, UM SAPATO, POR PESSOAS...
    O IMPORTANTE É PASSAR POR "ESSA FASE" DE PAIXONITE, COM ATENÇÃO E JUIZO. SEMPRE COM O PEZINHO ATRÁS. POIS SABEMOS QUE O SAPATO PODE SER CARO, MAS NA PRIMEIRA TORCIDA DE PÉ, O SALTINHO PODE SOLTAR. HEHE.
    TEMOS A TENDENCIA DE FANTASIAR QUE NOSSO HOMEM PERFEITO É LINDO, INTELIGENTE, FORTE E DESCOLADO E, NA MAIORIA DAS VEZES, ELE NÃO É. EU MESMA ME F... ACHANDO ISSO, LEMBRA? (EX)
    QUANTO A QUESTÃO "DAS FASES", LEMBRE QUE SOMOS MULHERES. MAIS SENSIVEIS, DETALHISTAS, ATENCIOSAS, COMPLICADAS ETC. SEMPRE ESTAREMOS PASSANDO POR ESSAS FASES, POR MAIS QUE ACHEMOS QUE JÁ ESTAMOS MADURAS O SUFICIENTE E JÁ APRENDEMOS A LIDAR COM A SITUAÇÃO. QUEREMOS SEMPRE QUE TUDO DÊ CERTO, QUE SEJA PERFEITO, E É AI QUE NOS TORNAMOS OTARIAS AOS OLHOS DOS OUTROS.

    CHEGA DE FILOSOFIA DE BOTECO...

    MEU KBLO FICOU LINDISSIMO. ESTOU PODEROSA. VAI NO MEU BLOG Q EU POSTEI UMAS "FOTAS" LÁ
    BJOKAS

    ResponderExcluir
  3. Vai dizer que vc ainda não usa creme anti-sinais?????

    ResponderExcluir
  4. Renew ultimate...sei lá o que...lógico!!uahuahauha..mas queria alguem pra ver quando eu passasse a usar La Roche ou Vichy!

    ResponderExcluir
  5. Mulheres todas com problemas psilicos!
    hehe!
    sem querer ofender o que os homens fortes tem que os menos dotados de corpo nao tem?
    voces num analisam conteudo e sim forma por isso sempre se F... !
    pensem nisso!
    Sou homem amo as mulheres nao consigu viver apenas com uma..mas...só uma possuimeu coração e nao da valor então eu vivo na putaria por culpa dela!
    ah cuidado mulher depois dos 30 só arruma marido em festa de caminhoneiro!
    uhauhauihuiah!

    ResponderExcluir
  6. É tanta besteira junta que nem sei por onde começar. Decidi ignorar a maior parte dos seus comentários, mas não posso deixar de mencionar duas coisas: primeiro, sorte sua se alguém resolveu analisar sua forma e não seu conteúdo, pois pelo que percebo, não vale muita coisa. Segundo, o seu caráter duvidoso de viver na putaria é culpa de uma mulher?bem, de uma coisa eu estou certa: antes só do que acomapnhada por um verme com esse tipo de essência que vc carrega....

    ResponderExcluir
  7. Achei lindo a sua maneira de expressar o que estava sentindo! hahaha Acho que demonstrar com palavras é uma grande arte ;) mostra sensibilidade ;)
    Mas enfim, eu acho muito difícil eu me apaixonar...porque paixonites pra mim não bastam...tenho que ter admiração pela pessoa...me apaixono quando me encanto pela pessoa...e é complicado isso pq não é sempre que todo este sentimento é recíproco. Mas realmente acho que passamos por muitas fases...mais a cada paixonite aprendemos sempre alguma coisinha...até pq todas elas são bem diferentes e por mais que a gente saiba ficamos sempre com dúvidas e tudo mais! Mas acho muito legal esse lance de amor...pq poxa é difícil achar O cara! hueuhehuehuee enfim é isso.beijinhooos

    ResponderExcluir