quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Futebol é coisa de maluco

Às vezes eu fico pensando, tanta coisa pra importar da Inglaterra, a gente optou logo pelo futebol. Podia ter importado o chá, a pontualidade, a pedâncERROR, digo, a “finesse”, mas não. Dizem que você nasce com o pecado original, mas na verdade você já nasce com time. Onde já se viu, a criança nem sabe reconhecer direito as pessoas, já ganha camisetinha, macacãozinho e tudo, do time do pai (na maioria das vezes), que força o reconhecimento do escudo do time desde cedo. Eu imagino se meu pai fosse flamenguista, eu gofando em cima da roupa pra demonstrar minha insatisfação da única forma que eu sabia fazer. Se bem que, eu faria o mesmo hoje, hehehe.

Se você não curte e acompanha futebol no Brasil, especialmente aqui no eixo RJ/SP, você pode acreditar que vai ficar de fora de um monte de conversa de boteco, de almoço de domingo, de segunda-feira de manhã. Mas isso é a única coisa que se perde. Gostar de futebol dá trabalho. Exige muito emocional, financeira e fisicamente. É um exercício de paciência, fé, tolerância, resignação. Tudo isso é necessário pra aguentar um jogo tenso, a zuação dos rivais e os absurdos que os que desconhecem a história do próprio time e do seu falam, acreditar que é possível virar um jogo que está 4x0 fora de casa, comprar camisa oficial em 6x no cartão, e mais uma série de coisas.

Futebol desperta os sentimentos mais primitivos nas pessoas. Você pode ver um diplomata cheio de classe mandando um vizinho rival chupar alguma coisa num momento de virada, ou um playboyzinho  fresco mandando alguém fazer colonoscopia quando tão zuando o time dela (que neste caso, por definição é o Fluminense. Como se ele achasse esse xingamento ofensivo,néééam). Você só não pode ouvir alguma manifestação de algum torcedor do Botafogo, a não ser que você seja um explorador e esteja acostumado a encontrar objetos super raros. Aliás esses dias eu vi uma menina com um relógio do Botafogo e fiquei pensando...não tem como fazer um item tipo edição especial de colecionador do Botafogo, né? A não ser que a tiragem seja tipo 5 unidades, rsrsrs. Ok, vamos deixar o bairro simpático pra trás (ou esperar que eles mesmo façam isso por conta própria). Logicamente não vou comentar as zuações ditas sobre o Vasco, por que além de não procederem, o texto é meu e eu quero que seja tendencioso, e daí? :P

Depois de “superar” a sensação amarga do rebaixamento do Vasco em 2008, e quase deslizar e não subir de volta à série A no ano seguinte, a gente tá meio escaldado, essa que é a verdade. Vamos combinar que a história do time  até 2000 é FODA, e eu me orgulho muito disso. Não que agora não seja orgulho, torcedor apaixonado apoia seu time em todas as horas, mas a gente tá precisando recriar as bases sólidas que tínhamos antigamente. Das bases sólidas hoje só temos Juninho Pernambucano, nosso Reizinho, e o maestro Felipe. É de se esperar que         em pouco tempo os dois já estejam na hora de pendurar as chuteiras, e até o momento não se vê investimento por parte do clube em tapar esses rombos. Muito pelo contrário, hoje a torcida sabe que a perda de 4 grandes jogadores , Diego Souza, Allan, Fagner e Rômulo, é a principal causa do desequilíbrio e falta de entrosamento do time em campo. O time passou por todos os momentos de expectativa de 2011 junto, já estava com o desejo de conquistar os títulos este ano, e sofreu esses desfalques. Não sou contra venda ou empréstimo de jogadores, mas acho que pra sair tem que entrar, e me parece que não pensaram muito bem nisso antes. Ou seja, Dinamite tá Euricuzando a bagaça toda.

Sei que eu posso dizer que era muito mais feliz quando eu não entendia muito e não acompanhava futebol. Mentira, rsrs. Mas parece papo de maluco, papo de desocupado, dizer que futebol te faz viver várias emoções, já chorei de alegria, chorei sozinha de tristeza (nesse segundo turno eu já desisti de chorar,rs), já ri muito do Flamengo se fu*&#do ou do Loco Abreu errando pênalti (quando deixavam ele entrar em campo), das piadas prontas sobre o Florminense que agora é CBFlu com o reforço da arbitragem, enfim. Sei que não canso de querer meu Vasco de volta, assim como eu sei que os torcedores do Flamengo querem o time deles de volta e que a Patrícia vá pra puta que lhe pariu. Quero que a Unimed pare de pagar os árbitros e pague os médicos do meu plano decentemente. Quero que o Botafogo continue sendo um bairro não tão simpático, assim a gente garante ao menos essa piada já que agora a merda do Corinthians tem uma Libertadores (RIP piada pronta do Corinthians, luto eterno). Quero continuar torcendo pelo meu Gigante da Colina, mesmo que minha paciência esse ano tenha acabado, o amor pelo Vasco não morre, jamais.


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário